quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O Ogro cheio de surpresas

Fonte: Mr. Woods (Mr. Zieg)

Em 2001, Shrek levou milhões de pessoas aos cinemas por apresentar uma receita que fugia do convencional: a animação misturava famosos contos de fadas com um humor ácido e desconstruía os cansativos arquétipos da princesa indefesa e do príncipe salvador da pátria. Deu tão certo que o caminho para a Broadway era óbvio, e o ogro chegou aos palcos em 2008. Agora, ele chega ao Rio de Janeiro, e a versão brasileira tem uma receita tão inovadora quanto a do próprio Shrek: contrariando tendências, a produção é toda brasileira, desde o desenvolvimento da caracterização dos personagens até o desenho dos cenários, e não tem qualquer interferência de equipe de criação estrangeira (os executivos da DreamWorks, detentora dos direitos, apenas aprovam o visagismo do espetáculo). A escalação do elenco também foge dos padrões executados por aqui. Fiona, a princesa que vira ogro, será vivida por Sara Sarres, famosa no circuito por estrelar os principais musicais montados aqui (Les Miserables, Fantasma, West Side Story…). Lord Farquaard é Marcel Octavio, que tinha um pequeno destaque em Hair (como Woolf) e agora viverá um dos “maiores” (com o perdão da piada) personagem do musical, o Burro será interpretado por Rodrigo Sant’Anna, a Valéria do Zorra Total, cumprindo a parcela “celebridade” que tem virado exigência do público, e, por fim, Shrek, que surpreendeu todo mundo ao ser anunciado o novato Diego Luri, de 26 anos, como seu interprete.

O elenco foi divulgado durante coletiva para a imprensa que aconteceu hoje pela manhã. Diego Ramiro, produtor de O Médico e o Monstro e agora diretor de Shrek, falou sobre o lado brasileiro do Shrek que veremos. Toda a tecnologia da caracterização do ogro (que inclui parte de uma cabeça falsa e próteses de látex) foi desenvolvida no Brasil. Os cenários e o Dragão – um boneco de 8 metros – também foram construídos aqui. Segundo Lilian Cordeiro, produtora, todos os detalhes estão sendo cuidados minuciosamente: “As roupas são especiais, com estrutura e textura, para criar o clima de conto de fadas, não são simplesmente tecidos”, diz. Ramiro já adianta que o texto terá adaptações para aproximar o público brasileiro, incluindo as piadinhas sobre musicais famosos, que serão todas sobre espetáculos já encenados aqui.

Os ensaios começam terça-feira. Diego Luri, estreando no universo Broadway logo como protagonista, diz não estar preocupado com a pressão sobre ele. Fã de Rent, Cats e Les Miserables, fez teatro desde cedo mas parou para se formar em jornalismo. Retomou a carreira de ator em 2009, focado em teatro musical, mas nunca sonhou em ser o Shrek, justamente por nunca ter trabalhado em nenhuma grande produção. O diretor Diego Ramiro explicou o porquê de escolher Luri: “Ele emocionou a banca logo no primeiro teste, e eu pensei ‘como ninguém descobriu esse cara ainda?’” Lilian completa “as pessoas precisam conhecê-lo”.

Rodrigo Sant’Anna também está tranquilo em estrear cantando, e não quis assistir o espetáculo original, nem em vídeo. “Minha referência é o desenho, e o Eddie Murphy também, não só dublando o Burro mas em outros trabalhos, gosto do humor dele”. Sara Sarres, deslumbrantemente bonita e acostumada a interpretar papéis que exigem esse atributo (vide Christine no Fantasma e Morticia no Addams), está adorando se transformar em uma ogra: “o desafio é a melhor parte”, resume Sara, e completa “a mensagem do espetáculo é que todos podem encontrar o amor, indepentente da aparência. Me identifico muito com isso” .

O ensemble, que se divide entre personagens como Pinochio, Lobo Mau, Três Porquinhos e outros seres dos contos além de soldados e ratos sapateadores, tem nomes conhecidos como Giulia Nadruz, que chamou todas as atenções em Fame, Marcelo Ferrari, que fez Hair e a novelinha teen Jullie e os Fantasmas, Camilla Camargo, protagonista de Zorro e filha do Zezé, e mais 20 atores, cantores e bailarinos.

Boatos esclarecidos! Um dos assuntos polêmicos na coletiva foi a suposta participação de Tiago Abravanel no espetáculo. Chegou a circular o boato de que ele estrelaria o musical, enfim desmentido pela produção, que assegurou que Tiago sequer fez a audição, assim como Alessandra Maestrini, cotada para ser Fiona. Kacau Gomes, que foi sondada para ser o Dragão, também não faz parte do elenco – o personagem tem a voz de Camila Braunna, que canta, seguindo o formado de Londres e do tour pelos EUA, fora de cena, dublando o boneco que está no palco.

Shrek o musical estreia no Rio dia 12 de dezembro e segue na cidade por 4 meses. Em agosto de 2013 estreia em São Paulo, para temporada de mais 4 meses, ainda sem teatro definido, e depois deve fazer uma turnê por cidades como Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Natal.

Para acessar esta matéria em seu veículo original, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário